GuiSarda

GuiSarda

02-11-2022

15:01

Desde Domingo, minha mãe veio me visitar aqui em casa. Eu sempre cuidei dos celulares dela e aproveitei a visita pra trocar o aparelho e fazer todas as configurações. Era um Moto G7 com falante quebrado, passei meu telefone anterior pra ela. Tem coisa que assusta DEMAIS.

Uma das coisas que me incomodava era que eu não conseguia travar os ícones no Motorola, então ela sem saber mexer direito e com tanta criança em volta, o celular sempre tava bagunçado, eu achei que o problema seria esse. Mas looooonge disso.

A gente que nasceu com tecnologia se acostuma a saber rapidamente identificar espaços de propaganda, o que é impulsionado, o que é conteúdo real, o que são amigos e pessoas postando e o que são coisas 'descartáveis' da internet. A gente nem olha. Eles, não conseguem, vêem tudo.

A ENXURRADA de fake news, páginas de promoções, vírus, apps de cripto, conteúdo extremista, conteúdo de agrupamentos de terror que chega neles é gigantesco, e dos lugares mais improváveis, vou dar alguns exemplos.

Pense em qualquer propaganda do YouTube que você tá acostumado a pular, muitas vezes, quem é mais velho e com mais informação digital não só assiste essas propagandas e clicam nos primeiros links, como vão navegando e clicando em cada novo link, e chegam nuns lugares...

Uma das páginas de receitas que minha mãe seguia, com nome bem 'inocente', simples e SUPER SEO friendly posta nos stories do facebook TODOS os dias: link de aposta, link de cripto, link para jogos que pedem o cadastro de cartão logo na entrada.

Uma imobiliária que ela seguia impulsionou link para grupos extremistas. Minha mãe é do Paraná e estava em um grupo de motoqueiros do Espírito Santo que estavam postando e combinando perseguições e invasões. Acessei o PC inteiro pra ver de onde e ela tinaha entrado via link promo

É ÓBVIO que, no fim do dia, foi minha mãe que clicou. Ela tem 67 anos. Mas é muito claro como (algo que todos sabemos) o uso das ferramentas de impulsionamento de todas essas páginas vão muito mais longe do que os veículos que fazem práticas mais respeitosas.

A punição pra uma página chamada Receitas Simples publicar nos seus stories impulsionados um esquema de cripto é zero. E essa página chega mais fácil na minha mãe do que o Tudo Gostoso, que tá postando nos stories, de fato, uma receita.

A gente sabe sobre todas as estratégias de golpes e fake news via impulsionamento mas é você observar como um idoso utiliza o aparelho pra ver como eles chegam, sem saber ou perceber, nas fontes mais surreais de notícias falsas e é difícil pra eles distinguirem.

Através de uma propaganda no YouTube em um vídeo de decoração de interiores, minha mãe foi parar numa página que, logo abaixo, possuía propagandas impulsionadas. Eu avisei ela que ia gravar e gravei um pouco a tela ela mexendo no celular. Dessa propaganda, ela foi pra um site...

Esse 2° site ainda era sobre o assunto mas, embaixo, tinha uma notícia de fofoca, que ela clicou. A partir de dois cliques ela estava em notícia falsa com vídeo de 2016 sendo republicado como atual, com narração e dublagem nova em cima de material antigo. Todos impulsionados.

No fim do dia, a única arma contra essas ferramentas ainda é a educação do usuário, porque não existe nenhum app ou configuração de sistema que me permita coibir a chegada desses conteúdos claramente mal intencionados de chegar nela.

Isso sem falar nos golpistas que todo mês aparecem no telefone dela com minha foto, mas isso ainda é outro assunto. Páginas de anos atrás fazendo lives de conteúdo político golpista, transmitindo vídeos antigos como se fossem ao vivo, por exemplo, eu vi pelo menos três vezes.

E o que mais me impressionou foi como ela foi parar dentro de uns 4 grupos agressivos através de links patrocinados de construtoras, páginas de humor, pegadinhas, ou receitas.

Do meu lado, o que tô tentando fazer é: configurar as páginas e bloquear os ícones (pra ela não arrastar tudo, criar um monte de pasta e bagunçar tudo). Em especial, configurar as notificações de maneira correta. Isso é muuuuuiito importante pra eles. (cont)

Depois de terminar de setar o celular dela, o celular apitava o tempo inteiro com notificações de tudo, do Google, Google Notícias até o aplicativo da Bília (que eram dois), um com notificação pra acessar a Bíblia, até aí tudo bem, e outro promovendo ad aleatório da Play store.

Tô focando em deixar as notificações certas, do WhatsApp, telefone, agenda, e-mail importante, por exemplo. Também tirei um tempo pra ver os stories, EM ESPECIAL DO FACEBOOK, pra ver quais páginas postavam links para golpes (como os de cripto, por exemplo).

Eu não imaginaria sem ver os stories, por exemplo, que uma página que era algo do tipo Humor Sempre, Humor Todo Dia, algo assim, que no feed postou pegadinha, nos stories estava promovendo cassino online com link impulsionado.

Bom, é isso, recomendo muito que dêem uma boa olhada nos telefones de pessoas com menos conhecimento digital ao redor de vocês e fiquem espertos com os links promocionados de fake news, golpes, lives falsas, conteúdo antigo republicado como atual, etc...

Ah, e pra reforçar: eu sempre avisei pra não clicar em nada. Ela nunca respondeu os golpistas de WhatsApp, por exemplo. O que tô falando são os links e conteúdos promocionados dentro de outros apps, e por páginas 'confiáveis', que aparecem no feed como conteúdo real/intencional

Mas que são link terceiro impulsionado apresentado como conteúdo


Follow us on Twitter

to be informed of the latest developments and updates!


You can easily use to @tivitikothread bot for create more readable thread!
Donate 💲

You can keep this app free of charge by supporting 😊

for server charges...