
A questão do leite, sempre me perguntaram, e vou dar a única opinião que importa, a minha (zoeira). Depois de anos de estudos e pesquisas (Não foram anos). Eu pude chegar a conclusão definitiva. Leite faz mal? Depende.
Porque depende? Porque depende do tratamento que ele sofre. Depende de que tipo é o leite. Primeiro, existem dois tipos principais de leite, leite A1 e leite A2. O leite A2 é mais fácil de digerir, enquanto o leite A1 é mais difícil.
Existem vacas que produzem leite A2, existem vacas que produzem o leite A1. A maioria do leite consumido hoje é leite A1. A título de curiosidade, cabras produzem leite A2. Se você beber esse leite A2 a digestão fica facilitada.
Agora outro problema do leite é a famosa lactose, e a intolerância a lactose. Lactose é o Açúcar do leite, ela pode ser digerida pela Lactase.
Então se não produzimos mais lactase logo não podemos mais digerir a lactose, correto? Não tão rápido. Uma das formas que o leite de vaca é digerido, é através de probióticos, os famosos "lactovacilos" (Lembrem-se disso).
O leite da vaca vem com uma quantidade de lactobacilos que são capazes de digerir a lactose, e leite materno também tem seus probióticos, que formam a flora intestinal do recém nascido. Não sei se tem lactovacilos no leite humano, mas tem no de vaca
A titulo de curiosidade a primeiro citação científica relacionada a intolerância a lactose é do início do século 20, antes ninguém sequer falava nisso. O que aconteceu no fim do século 19 e começo do 20? O tratamento do leite
O tratamento do leite mata as bactérias maléficas, porém mata também as benéficas, ou seja, as que poderiam povoar seu intestino e usar da lactose para crescer, mesmo se você não produz a lactase, ainda ia digerir a lactose ou seja, não teria intolerância.
O leite tratado não possui mais probióticos benéficos que ajudam na digestão, seja o pasteurizado ou o UHT. Então se você não produz a lactase não pode beber leite, certo? Não, errado. Porque o segredo estão nos probióticos.
Se você tomar leite fermentado, seu intestino será povoado de bactérias benéficas que vão digerir a lactose e produzir um pouquinho de álcool, e se isso acontecer, você não vai sofrer mais com a intolerância, parece impossível? Mas é possível.
Você só precisa inserir probióticos dentro do leite tratado, eles vão digerir a lactose e você poderá aproveitar dos benefícios do leite, seja o cálcio, a proteína ou a gordura. Inclusive foi o que eu comecei a fazer depois das minhas pesquisas, e senti que a digestão melhorou
"Mas, Gomes, nós somos a única espécie que bebe leite depois de adulto". Somos também a única que constrói ponte, que constrói foguete, que ordenha vaca e faz queijo. Simplesmente porque sabemos os benefícios das coisas.
A gente usa leite como alimento faz milhares de anos. E aparentemente nunca fez mal. Logo para de frescura e vai beber. Ingerir fermentados, como leite fermentado e queijo, vão ajudar a reverter a intolerância. Isso sem remédio é claro.
Para saberem mais, pode seguir esse excelente perfil, ele fala umas coisas que discordo às vezes, porém é muito bom nessa questão do leite.
The idea of ?lactose intolerance? is one of the largest misconceptions in the world.
— Joshua Rainer (@JoshRainerGold) November 6, 2021
THREAD ? https://t.co/dbYWhzi0l8
aqui sobre o leite A2
Most of you know by now how incredible raw milk is, but not enough is talked about whether milk is A1 or A2, the beta casein proteins in milk. It?s arguably just as important.
— Joshua Rainer (@JoshRainerGold) January 24, 2022
? THREAD
Follow us on Twitter
to be informed of the latest developments and updates!
Follow @tivitikothreadYou can easily use to @tivitikothread bot for create more readable thread!